segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ESTE LADO PARA CIMA

Oi, amigos!

"Dormir de barriga para cima é mais seguro".

A campanha da Pastoral da Criança tem apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), entre outros.

Muitos estudos vem sendo realizados no mundo todo tentando descobrir a causa da morte súbita na infância. Mais frequente em bebês menores de quatro meses.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas encontrou na posição "barriga para cima" a menor incidência de morte súbita na infância. Vários países já adotam a posição "barriga para cima" como a melhor opção para o bebê dormir.

A possibilidade de ser atropelado na rua é maior do que acontecer essa fatalidade com seu bebê.
A gente aprende a tomar cuidado mas não é motivo de pânico atravessar a rua.

A chegada do seu bebê deve ser precedida por um planejamento da família para encontrar o melhor momento para a gravidez.

Claro que nem sempre isso é possível.

Mas um bom pré natal é importante para que seu bebê nasça saudável.

E é importantíssimo que a futura mamãe não fume. E dentro de casa ou próximo à mãe o cigarro continua sendo uma agressão ao bebê. Dentro ou fora da barriga da mãe.

O álcool também é muito prejudicial aos dois, assim como qualquer droga ou medicamento não prescrito.

Logo que o bebê nascer, o maior presente que pode receber, sempre que possível, é o leite materno. Exclusivo! Sem água, sem chá, sem nada além do peito. Até os seis meses de idade.

Aos seis meses o bebê continua sendo amamentado mas é iniciada a alimentação complementar saudável. E o peito continua, de preferência até os dois anos de idade ou mais, conforme acerto entre mãe e filho(a).

Junto com o amor da mãe vai o melhor alimento que seu bebê pode receber. Leite de mãe "não tem comparação".

O bebê deve dormir em seu próprio berço. Sem almofadas, bichos de pelúcia, brinquedos.

Elevar um pouco a cabeceira da cama pode ajudá-lo em caso de vômito.

No inverno gaúcho corremos o risco de super aquecer os nossos filhos. O calor pode ser ainda mais perigoso que o frio. Ambiente ventilado (sem fumaça) e roupas confortáveis. Deixar os braços para fora das cobertas para que não escorregue para baixo delas.

Leite de mãe. Ainda a melhor prevenção!

Fiquem com Deus. Bj,

Pedi M Lúcia

Nenhum comentário: